segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

David com problemas no tornozelo

Aquiles atravessa os séculos
Chamado por David de Michelângelo
Troia cumprimenta Florença
Dois heróis guerreiros compartilham
Seus problemas de tornozelo

“Nunca deveria ter saído de Gate,
De junto de minhas ovelhas”
Queixa-se o homem de mármore
Antes mesmo de um boa tarde

“Não digas disparate
És belo feito um deus
És grande feito um gigante
Maior que o filisteu
Arrogante que desafiaste”
Rebate o companheiro de Ulisses
Que à pedra falante indaga:

“Aqui estou. Por que me convocaste?”

“Preciso de alguém
Que tenha mais experiência
Nesta minha, digamos, certa carência
Tu és o deus do luto e da luta
De luta, eu tenho noção
Quero conselhos mais básicos
À altura desse calcanhar
Que me sustenta ao chão”

Aquiles circunda a estátua
Presta atenção nas ranhuras
Que ao mármore estão a corroer
Compreende então as agruras
Da bela figura a sofrer

“Sinto ter de dizê-lo
A quem já deveria sabê-lo
Mesmo ao homem mais belo
Virá o tempo a comê-lo
Mesmo o guerreiro mais alto
Virá ao chão num sobressalto
Derrotado e humilhado
Por um adversário a quem considerou
Inferior e menos preparado
Pelo que eu vivi e agora vi
Não há deus que te salve,
Meu caro David
Mas não perca a fé
Reze, humilde, pela ciência
Para que te mantenhas em pé”


           (16/01/17)

2 comentários:

  1. Excelente. Mas por que não pontuar o texto todo? Parabéns pelo projeto, de qualquer modo.

    ResponderExcluir
  2. Salve. Obrigado. Não sou muito favorável a pontuar toda a poesia, principalmente entre versos. Prefiro deixar solto. Pontuação entra só quando se faz muito necessária. Sei lá. Mas não é regra.Abs

    ResponderExcluir

Os comentários são abertos. Sejam respeitosos. Serei intolerante com a intolerância.